Entrevista com o Responsável pela Unidade do Joelho e Artroscopia do Centro Hospitalar de São João

Postado a June 1, 2018 with 0 comments

Grupo do Joelho: “prevenção” é a palavra-chave

Responsável pelo Grupo do Joelho desde 2001, o Dr. Paulo Oliveira explica que o mesmo é constituído por três elementos, que se dedicam ao tratamento da patologia do joelho nas suas várias vertentes, desde a Traumatologia Desportiva à Patologia Degenerativa.

“Trabalhamos com uma equipa multidisciplinar, no sentido da recuperação funcional e da integracão socioeconómica e familiar do doente”, indica. Para tal, foi instituído um programa ao nível da anca e do joelho para tratamento da patologia degenerativa. Também responsável por este projeto, o Dr. Paulo Oliveira frisa consistir em ações de formação junto dos doentes, dadas por uma equipa composta por um cirurgião, um anestesista, um enfermeiro de reabilitação e um assistente social. “O programa visa apresentar ao doente, de forma explícita, todo o seu percurso no servico, perante a hipótese de uma substituição da anca ou do joelho.”

Na ótica deste especialista em Ortopedia, esta iniciativa permite que o doente tenha uma compreensão mais abrangente do problema e uma adesão mais integrada ao projeto, que inclusivamente permite a diminuição do tempo de internamento. “Isto é muito importante. Neste momento, estamos nos quatro dias, enquanto antigamente a média era de seis a sete dias”, salienta.

O Grupo do Joelho desenvolveu, ainda, um programa na área da prevenção da artrose, onde são identificados os mecanismos subjacentes a este problema e cujo objetivo é atuar em conformidade, corrigindo as alteracões possíveis, tentando atrasar de forma significativa a evolucão natural da patologia degenerativa do joelho.

Além deste, o grupo tem um programa de estudo na área dos transplantes meniscais e de enxertos osteoligamentares, nomeadamente para as reconstruções de ligamento cruzado anterior. No entanto, e segundo o Dr. Paulo Oliveira está ainda dependente da validacão por parte da entidade competente do banco de osso. “Temos de começar a identificar de forma mais precoce os problemas e agir em conformidade”, remata.

Tags: Anca, Joelho, Ortopedia, Patologia Degenerativa, Patologia Desportiva, Patologia do Joelho

Leave a comment