Cotovelo

 

O cotovelo pode ser afectado por inflamações de tendões, por fracturas, artrite ou irritação de estruturas nervosas.

Geralmente, os desportos que mais se associam a lesões do cotovelo são o ténis e o golfe. Contudo, as lesões do cotovelo também ocorrem em desportos como o voleibol e o basebol, pois exigem um uso excessivo da articulação, e até no futebol ou a ginástica, resultantes de traumatismos súbitos.

As lesões do cotovelo mais comuns são:

As Lesões Agudas do cotovelo são de início súbito e causadas por um impacto ou trauma súbito. Eles incluem fraturas ósseas, luxação do cotovelo, entorses de ligamentos e roturas de tendões e geralmente são causadas por uma queda no braço ou cotovelo ou uma colisão em desporto de contato.

Epicondilite Lateral  é um termo geral usado para descrever a dor no lado externo do cotovelo. As causas mais comuns são a inflamação ou degeneração do tendão dos músculos extensores do pulso no local de inserção no cotovelo. Também é conhecida como cotovelo do tenista ou tendinopatia dos extensores. Apesar de seu nome, esta condição não é apenas vista nos jogadores de tênis, mas também é vista em outros desportos ou atividades recreativas que envolvem “stress” repetitivo nos músculos ao redor do cotovelo, como levantamento pesos, etc

A Síndroma do Túnel Radial ou o aprisionamento do nervo radial, como é chamado às vezes, resulta da compressão do nervo radial ou quando fica “preso” no túnel por onde passa. Os sintomas do aprisionamento do nervo radial são muito semelhantes aos do cotovelo do tenista e, portanto, pode ser difícil determinar qual dessas condições está causando a dor no cotovelo.

A Epicondilite Medial ou cotovelo do jogador de golfe é uma lesão de “overuse” semelhante ao cotovelo de tenista (no lado de fora do braço), mas causando dor no interior do cotovelo.

A Tendinite do Bíceps resulta em dor e inflamação do tendão do bíceps na sua inserção distal. Os sintomas incluem um espessamento e inflamação  do tendão do bíceps com dor ou desconforto na região anterior do cotovelo especialmente quando se escreve.

A Bursite de Cotovelo também conhecida como cotovelo estudantil ou bursite de olecrânio é a inflamação da bursa que protege o osso na parte de trás do cotovelo. Os impactos traumáticos ou repetitivos para esta área podem resultar em dor e um na formação de uma tumefação com sinais inflamatórios na região posterior do cotovelo